Aqueça seu Mindset, Transformando Crenças em Convicções

Aqueça seu Mindset, Transformando Crenças em Convicções

Aqueça seu Mindset, Transformando Crenças em Convicções

Você sabia que manter seu mindset “aquecido” é uma das formas de manter-se sempre motivado a seguir em frente? Num artigo anterior, comparei a mente a um músculo. Se você não aquecer sua musculatura antes de um exercício ou corrida, pode ter um estiramento, um entorse, e ficará impossibilitado de continuar a atividade, certo?

Se você não mantiver seu mindset (estado mental) “aquecido”, também perderá oportunidades de crescimento por falta de motivação. E um caminho para “aquecer” o mindset é transformar suas experiências em crenças, e suas crenças em convicções.

Quando temos um objetivo traçado, e vivemos uma experiência relevante ligada ao processo, isto pode se tornar uma crença – positiva ou negativa – que influenciará na escolha de ações futuras.

Por exemplo, um comerciante em início de carreira teve grandes prejuízos com cheques sem fundo. Ele passou a acreditar, devido a experiência negativa (e o desgaste emocional com a situação), que trabalhar com cheques era “dar-se um tiro no pé”, e nunca mais fez negociações recebendo por esta via – mesmo perdendo alguns clientes.

Na verdade, acreditar em algo pode acontecer em três níveis. De acordo com a intensidade das emoções que certos acontecimentos nos trazem, podemos ser influenciados dali em diante por nossas próprias: opiniões, crenças ou convicções.

Vamos entender cada uma?

O que são opiniões?

Opiniões são ideias que temos, relativas a determinados assuntos. Não temos muita certeza sobre elas, pois não temos experiência objetiva em relação a isto. No exemplo do comerciante, digamos que o vendedor da loja vizinha, ao ver o colega recusando pagamento em cheques, começou a ter a opinião de que trabalhar com eles era ruim. Porém, percebeu que seu patrão recebia cheques com frequência, e não tinha problemas. Com isto, desvencilhou-se da opinião pré-formada sobre este tipo de pagamento, com a experiência positiva que vivenciou.

Ou seja, a opinião, normalmente, terá uma base de experiências reais fraca, e sobrevive no campo das ideias – mas somente até ter um confronto com a realidade.

O que são crenças?

Crenças nascem a partir de opiniões que, ao serem confrontadas com a realidade, se mostram consistentes. Se a pessoa tem experiências reais e associadas a um fluxo de emoções fortes, ela começará a ter certeza de que uma sequência de ações dará sempre o mesmo resultado – ou que seu modo de pensar é o correto.

O problema com crenças é que elas podem nos impedir de enxergar horizontes mais amplos, e novas possibilidades. Devemos nutri-las, quando positivas, e cuidar com elas, quando negativas, pois elas direcionam nossas ações.

 O que são convicções?

Convicções são as crenças que foram testadas e validadas, tanto em relação às ações quanto às ideias. Uma convicção é muitas vezes mais forte que uma crença, porque traz uma intensidade emocional advinda de muitas experiências positivas usando determinada estratégia ou ideia.

O lado negativo de convicções é que elas podem nos tornar obcecados, e resistentes às novas informações. O lado positivo, entretanto, é que somente pessoas com convicções – e não crenças ou opiniões – tem sucesso em suas áreas de atuação, e tornam-se autoridades nela.

Walt Disney foi entrevistado por repórteres quando a Disneylândia ainda estava em fase de finalização. Ele descreveu com clareza o que seria o empreendimento de sua vida. Alguns anos depois, quando a Disneylândia foi inaugurada, um repórter comentou com o irmão de Walt Disney, que era uma pena ele não poder estar ali para ver sua obra pronta. Seu irmão respondeu que, na verdade, se Walt não tivesse acreditado no que sonhava, eles não estariam vendo a Disneylândia naquele momento.

O lado positivo da convicção é esta paixão que nos inspira a seguir em frente, enxergar obstáculos como aprendizados, e nos dá energia para realizar as ações necessárias para chegarmos ao nosso objetivo.

Portanto, se quiser “aquecer” seu mindset, trate de “turbinar” crenças válidas buscando informações e experiências para validar o que você acredita. Se quiser montar um plano de ação, use os quatro passos que ensino neste artigo para criar seu mindset “aquecido” por poderosas convicções.

Deixe um comentário

Nome
E-mail
Website
Comentário