O Líder Positivo como Promotor do Estado de Flow na Empresa

O Líder Positivo como Promotor do Estado de Flow na Empresa

O Líder Positivo como Promotor do Estado de Flow na Empresa

Você sabe o que é estado de Flow, e qual a relação dele com o líder positivo?

Estado de Flow é um conceito criado por M. Csikszentmihalyi em 2000, e é definido por “estado positivo de entropia psíquica do indivíduo, promovida pela sincronia de pensamento, intenções e sentimentos positivos”. Ou seja, é a vivência de um estado em que o indivíduo pensa, faz e sente de forma alinhada, como se tudo “fluísse” perfeitamente. Quando sentimos que o tempo passa mais rápido, pois estamos desenvolvendo ou fazendo algo muito satisfatório, que é relevante para nós, estamos em “Flow” ou fluindo.

Para um líder positivo, isto pode ser definido como alta performance, alinhamento de propósitos de vida com a execução das ações, fiéis ao que se é e acredita. O estado de Flow é vivenciado por todas aquelas pessoas que exercem suas atividades de forma plena, conscientes de quem são, quais são suas habilidades, e qual é seu propósito neste mundo.

O líder positivo tem como papel, dentro da empresa, de capacitar sua equipe para que todos trabalhem em alta performance, em estado de Flow. Há duas formas: servindo de exemplo para sua equipe, diariamente; e propondo atividades e treinamentos que tragam autodesenvolvimento para cada membro de seu time.

 

Como estimular o estado de Flow na equipe?

Um líder positivo se empenha em conhecer todos os seus colaboradores na equipe, pois só assim poderá entender o que de melhor cada um pode oferecer. Discernindo as características únicas de cada pessoa, e dando este feedback a ela, inicia-se um processo de autodesenvolvimento pessoal, e uma maior satisfação consigo próprio.

Como o líder positivo estimula o estado de Flow:

  • Focando nas capacidades e qualidades natas de cada um, em prol da equipe e da empresa;
  • Ajudando cada um a compreender e gerenciar suas fraquezas e pontos fracos, para que não interfiram na dinâmica da equipe, nem na vida pessoal do indivíduo;
  • Fomentando a autonomia e auto-responsabilidade;
  • Evidenciando a interdependência entre os membros da equipe (o que um não faz bem, o outro faz, todos dependem um do outro);
  • Ensinando o grupo/equipe a alinhar desejos, propósitos e habilidades, para que vivenciem o estado de Flow em todos os âmbitos de suas vidas.

O estado de Flow só pode ser desencadeado por um líder positivo, pois ele tem sua conduta enraizada sobre valores éticos, e sobre as melhores qualidades e virtudes que um indivíduo possui.

 

Qual a vantagem de se alcançar o estado de Flow?

Como já vimos, o estado de Flow resulta da integração de valores, sentimentos, pensamentos e ações. Quando estes quatro pilares estão integrados, geram propósito e engajamento no indivíduo, e o sentido de responsabilidade pessoal em tudo o que faz.

Quem vivencia o estado de Flow:

  • Sente-se mais autoconfiante;
  • Tem uma sensação de vida mais relevante;
  • Otimiza seu desempenho;
  • Norteia suas escolhas através de boas metas;
  • Sente-se grato pelo que é, tem e vivencia;
  • Tem sua produtividade aumentada, devido à melhora na atenção, aprendizagem e memória;
  • Tem mais disposição física e mental;
  • Tem menos stress, ansiedade e risco de doenças cardíacas e insônia.
  • Cria um círculo virtuoso: os resultados gerados pelo Flow retroalimentam mais resultados positivos.

Podemos dizer que um time em Flow, com um líder positivo guiando seus passos, está mais engajado em seus resultados, vê propósitos claros em suas ações, “veste a camisa” da empresa e seus valores. Seus membros estão em franco crescimento pessoal, gerando mais excelência e florescimento.

Líderes positivos sempre estimularão o desenvolvimento pessoal de sua equipe.  E pessoas que buscam o autodesenvolvimento, além de alcançarem o estado de Flow, conseguem ter autocrítica, e ajustam seu comportamento para obterem melhores resultados, alinhados com seus mais altos propósitos. O desenvolvimento então se multiplica, alcançando para além das pessoas e da empresa, e alcança a sociedade.

Deixe um comentário

Nome
E-mail
Website
Comentário