Liderança Positiva e o Conceito de Peak Performer – Atitudes Positivas para o Sucesso

Liderança Positiva e o Conceito de Peak Performer – Atitudes Positivas para o Sucesso

Liderança Positiva e o Conceito de Peak Performer – Atitudes Positivas para o Sucesso

Dentro da liderança positiva, as atitudes diárias, tanto do líder positivo quanto dos membros de sua equipe são fundamentais. São estas atitudes diárias que levam ao sucesso de projetos e organizações.

Charles Garfield pesquisou por quase duas décadas o perfil de pessoas, em várias áreas de atuação (corporativa, esportes, e outras), e definiu um perfil vencedor. Notou que haviam pessoas extremamente realizadoras, e que atingiam com frequência momentos de máximo desempenho, em várias áreas de suas vidas.

Ele chamou este perfil de “peak performer”, ou “ aquele que atinge picos de performance”, em português.

Os Peak Performers focam na excelência de suas ações e possuem o que Garfield chamou de “otimismo criativo”. Enquanto produzem com frequência e constância ótimos resultados, exibem comportamentos coerentes e alinhados com o perfil das organizações a que pertencem, sejam elas de trabalho, sociais, familiares ou outras.

Princípios que norteiam um peak performer

Ter uma missão motivadora

Agem de acordo com uma missão. Isto lhes dá propósito, que, por sua vez, resulta em comprometimento no que faz, além de uma visualização dos resultados futuros com extrema clareza.

Para que isto aconteça, tem em si duas qualidades: proatividade (age com antevisão dos fatos) e autorresponsabilidade (ele é responsável por si e seus resultados).

Resultado em tempo real

O peak performer divide as ações necessárias para a conquista de seu objetivo em partes menores, alcançáveis e mensuráveis.

Estabelecendo pequenas metas ou objetivos, obtém resultados imediatos. Isto o motiva a continuar com as ações seguintes, aumenta sua autoconfiança e estimula o otimismo.

Mapa do sucesso

O peak performer não age a esmo: ele cria um plano de ação e estabelece estratégias eficazes.

Cada ação realizada é um passo em direção aos seu objetivo.

Sua bússola é o seu senso de missão. Quem tem uma missão, tem o dever de cumpri-la.

E ele faz isso utilizando menos tempo que os demais, devido ao seu planejamento.

Conexão genuína

Quando o peak performer se conecta com as pessoas, estabelece relacionamentos verdadeiros.

Com relacionamentos genuínos, estabelece verdadeiras relações de troca: ele recebe apoio e inspiração para continuar com sua missão pessoal, profissional, familiar.

Em contrapartida, inspira aqueles com quem se relaciona na mesma medida, e os fortalece para que cumpram suas missões pessoais.

Ele cria e participa de ambientes positivos, e, portanto, de alta performance.

Autogestão por meio da supremacia

A supremacia do peak performer advém de sua capacidade de gerir suas próprias emoções.

Ao gerir suas emoções, estabelece comportamentos adequados, racionais e não reativos à qualquer situação que se apresente.

Além disso, quando estabelece suas metas, não se compara com outras pessoas e seus resultados. O peak performer busca aprimorar-se diariamente.

O diferencial do peak performer

Segundo Charles Garfield, o diferencial do peak performer é como ele enfrenta obstáculos e adversidades.

Ele enxerga problemas como oportunidades, e sente-se positivamente desafiado para resolvê-los.

Peak performers são persistentes, otimistas e criativos, e tem autoconfiança inabalável. Com isto enfrentam o que for preciso para alcançarem sua missão, e são o exemplo vivo de que ser otimista é a melhor escolha para se obter sucesso.

Um líder positivo genuíno possui as características de um peak performer – ou as desenvolve diariamente, para alcançar diariamente suas metas estabelecidas.

Além disso, um líder positivo cerca-se de um time composto de outros peak performers – ou estimula o potencial de cada membro de sua equipe para que se torne um.

Com a troca genuína que se estabelece entre os membros da equipe, em prol de uma missão comum e do desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, estabelece-se o comprometimento necessário para o sucesso.

Este diferencial é que faz as empresas positivas alcançarem resultados acima da média, pois uma equipe de peak performers, liderada por um líder positivo tem o engajamento necessário para resultados extraordinários.

Deixe um comentário

Nome
E-mail
Website
Comentário